Na última postagem paramos no Porto, na verdade a cidade do Porto fica de um lado do Rio e do outro fica Vila Nova de Gaia, onde são armazenados e envelhecidos os vinhos. O armazenamento e envelhecimento é feito em casas chamadas “Caves”. Visitamos uma delas, a CÁLEM.
Aproveitamos para fazer uma pequena degustação.
Abaixo a Ponte Luiz I, que liga Porto a Vila Nova de Gaia.
Vila do Conde
Próximo a Porto, pouco menos de 30 minutos, fica Vila do Conde, a cidade onde “Camilo Pai” morou até seus 14 anos antes de ir para o Brasil. Este foi o único motivo que nos levou até lá, não sabiamos nada a respeito dela. Tivemos algumas ótimas surpresas, a primeira delas foi a sua própria estética, a cidade é muito antiga e muito bem conservada. Tem uma igreja de 1510 e algumas casas um pouco mais antigas. Há uma outra igreja, um pouco mais nova, de 1548, que impressiona muito tanto interna quanto externamente.
Como dissemos, a “busca pelas raizes” da familia Abrunhosa (de Camilo Abrunhosa) foi a razão que nos levou a Vila do Conde, e com este objetivo fomos ao cartório paroquial da cidade a procura do registro de batismo do “Camilo Pai”, e consequentemente do endereço da familia. Mas nada encontramos. Entretanto… uma coincidência incrível não só nos deu a informação que queriamos, como também nos conduziu a casa de um integrante da familia. Em uma cafeteria durante conversa com um funcionário sobre o sobrenome Abrunhosa, e sobre a possibilidade dele conhecer alguém com o mesmo sobrenome, entrou um senhor de 83 anos (isto soubemos depois) que reconheceu o sobrenome e interferiu na conversa dizendo que conheceu um Abrunhosa chefe dos correios. Estas palavras “Abrunhosa chefe dos correios” foram muito importante, quase uma confirmação, afinal sabiamos que Joaquim Abrunhosa, pai de “Camilo Pai”, fora chefe dos correios de Vila do Conde. Um outro senhor um pouco mais jovem (cerca de 60 anos), que também estava na cafeteria e havia sido carteiro, disse que já tinha ouvido falar de um antigo chefe dos correio chamado Abrunhosa, e que conhecia duas netas dele. Tendo como guia o tal senhor de 83 anos, que por outra coincidência também se chama Joaquim, encontramos a família Abrunhosa. Foi emocionante!
Terminamos o encontro entre netos e bisnetos de Joaquim Abrunhosa brindando com vinho do porto.
Évora
Esta cidade contempla várias épocas, tem um templo romano do século II, semenhante aos antigos templos gregos, é cercada por uma muralha medieval e, ainda, uma universidade do século XVI. Outra curiosidade é uma capela feita com ossos humanos.
Templo de Diana.
Entrada da Capela dos Ossos, que contém a frase: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.
4 comentários:
Nossa q bacana, deve ter sido emocionante mesmo,
sem falar nas fotos sao belissimas, muito legal.
Marcos Nunes.
Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii
As fotos estão SENSACIONAIS!!!!!
Lú.....não acredito!!!!!
Que barato!!!!
Deve ter sido muito emocionante.
Olha amiga...nada acontece por acaso....
Na volta conversaremos sobre isso.
Olha só....não gostei muito dessa frase ai na capela dos ossos não, heim!!
rsrsrsrsrs
Beijo grande pra vcs!
Querida, as fotos estão lindas!!!!!!!
a propósito , fiz 1 ano de casada no dia 20/06 e tb viajei...fui até a padaria comprar um frango assado!!!!!!
bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssss
rsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrrsrs
Postar um comentário